Plano Terapêutico

Objetivo geral

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  1. Levar a pessoa a um autodomínio em relação à dependência química através de espiritualidade, laborterapia, psicoterapia e filosofia;
  2. A orientação moral e reconstrução do caráter visando o crescimento da autoestima, autorresponsabilidade, buscando retorno ao convício familiar e social;
  3. A reinserção na sociedade de forma que encontre seu espaço;
  4. A garantia de um atendimento digno e de qualidade através de atendimento individualizado;
  5. O desenvolvimento de toda a atividade, através do PTS, em regime de participação e cooperação, evitando-se quaisquer formas de autoritarismo e despersonalização;
  6. Preparação gradativa para uma vida autônoma e independente após seu desligamento da Clinica de Reabilitação Reviver Homem Leão, através de avaliação multiprofissional e programação para ressocialização de forma organizada e planejada, após a 2a fase de tratamento.

METODOLOGIA

Através das experiências adquiridas, de seus fundadores a Clinica de Reabilitação Reviver Homem Leão, passou por dificuldades que foram transpostas mediante o trabalho árduo dos diretores. Ao longo dos meses, conforme suas necessidades, foram sendo retirados e acrescentados programas que beneficiassem a recuperação dos internos. Atendimento intensivo e planejado individualmente, através de oficinas terapêuticas visando desenvolver e resgatar dons já existentes, restaurando assim uma nova perspectiva de vida.

O atendimento individual é efetuado por:

  1. Coordenador e Terapeutas: Intervenção no mínimo de três vezes por semana, ou sempre que necessário, sendo registrado em fichas especificas.
  2. Profissionais Psicólogos: Psicoterapia Cognitivo Comportamental – atendimentos semanais em psicoterapia individual e em psicoterapia de grupo, apoio as famílias sempre que possível e necessário, com registro.
  3. Profissional Enfermeiro: Atendimento em saúde, administração de medicamentos prescritos pelo profissional medico, com orientações sempre que necessário, com registro.
  4. Profissional Médico: Atendimento semanal ou sempre que se fizer necessário, com registro.
  5. Profissional em Serviço Social: atendimentos individuais e em grupo divididos conforme fase de tratamento, com ênfase em acolhimento, acompanhamento familiar; desenvolvimento de Projeto de Vida, visando cumprimento de metas e objetivos a curto, medio e longo prazo; documentação pessoal; orientações a familiares e pacientes sobre benefícios sociais; reinserção e acompanhamento individual para termino de tratamento.
  6. Aconselhamento Espiritual: reuniões de Espiritualidade diárias apoio espiritual, sem distinção de religião, realizado uma vez a cada 15 dias.