Plano Terapêutico

Justificativa

Um dos problemas mais complexos e difíceis da sociedade atual é o problema do uso indevido de Substancias Psicoativas. É um problema de saúde publica, com dimensões éticas, socioeconômicas, políticas e de seguridade publica.

O alcoolismo é um dos diagnósticos mais frequentes nas internações psiquiátricas, sendo uma das cinco causas mais importante do afastamento do trabalho, e segundo OMS, a prevalência do uso esteja em torno de 10% a 13%, constituindo-se como o segundo problema de saúde publica mais importantes do mundo.

A comercialização da droga e do álcool alem de ser de fácil acesso, incorpora rapidamente a vida social dos adolescentes, bem como dos adultos que se consideram estressados com os negócios, compreendidos por eles, como uma situação “normal” do cotidiano.

A ideologia mafiosa, a transformação de valores éticos e morais, vem substituindo o companheirismo e a amizade. Sabe-se pela literatura médica e psicológica, dos danos que a dependência química proporciona ao SNC. Os transtornos cognitivos observados em adictos são analisados por Kalina(2000) pela alteração do funcionamento dos neurotransmissores, responsáveis pela memória, especialmente da memória recente, tendo repercussão nos processos de aprendizagem e no rendimento das funções psicomotoras.