Plano Terapêutico

Programa de reuniões

OBJETIVO:

Reconstrução do pensamento, autoconhecimento, conscientização constante acerca da doença, pós tratamento são realizados encaminhamento para grupos de apoio pós-tratamento para seguimento do processo de recuperação.

Reuniões Diárias e Semanais:

OBJETIVOS DAS REUNIÕES:
Reconstrução do pensamento, autoconhecimento, conscientização constante acerca da doença, no pós-tratamento são realizados encaminhamentos aos (CAPS, grupo AA, Mão Amiga, Amor Exigente...) para segmento do processo de recuperação.

REUNIÃO MATINAL ESPIRITUAL
Diariamente: das 09:00 as 10:00 horas

Finalidade: Louvor, Leitura Bíblica Partilha, leitura do SÓ POR HOJE.

Trabalhar inibições, perdão, conscientização a respeito do “só por hoje” ou seja, viver um dia de cada vez.

ATIVIDADE FÍSICA

De segunda a sexta-feira: Com intuito de estimular o autocuidado, e bem estar fisico e mental.

REUNIÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO e MOTIVAÇÃO
De terçã-Feira e quinta-feira:

Finalidade: Através de textos pré elaborados são abordados temas do cotidiano do residente, tanto no âmbito do período de acolhimento como ao retorno para a sociedade com a finalidade de criar um clima motivador e de conscientização. Desenvolvendo a autorresponsabilidade, autoconhecimento, estímulos a superação de dificuldades, ser autor de sua própria história, gestão da emoção.

REUNIÃO DE SENTIMENTOS

Segunda-feira: Finalidade: Aprender a compartilhar, aprender a lidar com os sentimentos, identificação através de experiências, positivas e negativas.

REUNIÃO DE PSICOTERAPIA DE GRUPO

Segunda e terça-feira à tarde: Finalidade: Proporcionar através das múltiplas trocas e escuta atenta o crescimento emocional, resgate da auto imagem positiva, resolução de problemas pessoais, promovendo aceitação das histórias de vida de cada um, validação dos sentimentos, apoio e trocas de experiências.


REUNIÃO DE PREVENÇÃO DA RECAIDA

Segunda-feira: Finalidade: Com a utilização da apostilhas de “Prevenção de Recaída” é realizada uma breve explanação da dependência química e o formato da apostilha, em seguida através de um questionário onde são citados diversas formas de situações de risco sendo classificado os mesmos em 0 – 1 – 2, sendo 1 sem nenhuma auto eficácia para enfrentamento da situação apresentada, 1 razoável possibilidade enfrentamento e 2 total auto eficácia para enfrentas a situação apresentada. Posteriormente em cada situação colocada “0” é necessário apresentar 3 formas de enfrentamento para tal situação.


REUNIÃO DOS 12 PASSOS
Quinta-feira: Finalidade: Com a utilização do livro azul de N.A. o terapeuta aborda passo por passo com explicativa e posteriormente é formulado questionário sobre o passo abordado, dividido o grupo em outros subgrupos para responder a um questionário sobre o entendimento do passo.

REUNIÃO DOS 12 PASSOS- MINNESOTA EXPLICATIVA E QUESTIONÁRIOS Terça-feira: Finalidade: A principal finalidade do Grupo é inspirar o sentimento de perdoar-se e aceitar-se nos aspectos sombrios da personalidade que continuam com seu peso negativo, mas agora dentro de um contexto de uma "estória" mais ampla, o mito de si mesmo, e o começo de um sentimento de que “eu sou como eu devo ser”. Meu mito transforma-se em minha verdade. Minha vida torna-se simbólica e alegórica. Perdoar-se, aceitar-se, amar-se e mais, perceber-se como pecador, mas sem culpa; agradecido por seus pecados e não pelos pecados dos outros, amando seu destino até o ponto de sempre estar desejando ser como é e manter esse relacionamento consigo mesmo. Percebendo-se como um ser humano passível de mudanças. Na reunião é abordado diversos temas em formato de questionário que são entregue semanalmente, seguindo a teoria dos 12 passos.


REUNIÃO DOS 12 PASSOS- MINNESOTA DEVOLOTIVA

Quinta-feira (tarde): Finalidade: Nesta reunião os questionários dados para serem respondidos na semana passada, devem ser entregues e abre-se para a partilha em cima das perguntas elaboradas com um facilitador para conduzir a reunião. O processo, é um fenômeno bio-psico-sócio-espiritual, é ancorado numa dinâmica essencialmente grupal na qual os residentes compartilham entre si suas histórias e dificuldades, aprendendo a identificar suas emoções, valores e atitudes antes distorcidos pela droga. A partir daí, aprendem um novo estilo de vida, livre das drogas. O essencial aqui é que, num clima amoroso, de aceitação mútua, descobrem que não estão sozinhos, que outros já passaram por sofrimentos semelhantes e hoje estão vivendo a vida de forma integral, com todas as suas dificuldades inerentes, sem drogas.

REUNIÃO SIMULADO DE N.A.

Terça e quintas-feiras (19:30): Finalidade: As reuniões seguem o mesmo padrão de grupos de NA institucional ou aberto em sua dinâmica, apesar de ser um simulado segue todos o formado da reunião de um grupo com apresentação, leitura da literatura (livro “guia para fazer os 12 Passos” IPs, Só Por Hoje), abertura para partilha, intervalo, 12 tradições e oração da serenidade.

REUNIÃO DE EQUIPE SABÁDO

(manhã): somente equipe Finalidade: Realizada semanalmente entre todos que fazem parte da equipe para estudos de casos, soluções em dificuldades apresentadas, debater sobre a admissão, ressocialização, avaliações e estratégias.